domingo, 11 de outubro de 2015

Livro: "O Som da Revolução", de Rodrigo Merheb


Depois de um retiro quase sabático, enfim uma nova publicação aqui no blog. Dessa vez sobre um livro que foi verdadeiramente um achado no meio da livraria.

Confesso que sou uma pessoa curiosa (até demais!) sobre história, e mesmo sem ter muita afinidade e conhecimento sobre o período da história tratado no livro (1965-1969), não só da música como do mundo em geral, acabei comprando o tal livro.

O Som da Revolução: uma história cultural do rock, 1965-1969” foi escrito pelo pesquisador e jornalismo brasileiro Rodrigo Merheb e publicado pela editora Civilização Brasileira em 2012.



Nomes conhecidos, como The Beatles, The Rolling Stones, Janis Joplin, Jimi Hendrix, Bob Dylan e Led Zeppelin, são apresentados, citados e analisados ao lado de nomes pouco conhecidos do grande público, mas que de certa forma tiveram um papel importante em meio a essa cultura que estava sendo criada. Além é claro de Woodstock, Altamont Free Concert, o “Verão do Amor”, The Fillmore etc..

Ao longo das 532 páginas, Merheb nos apresenta os diversos movimentos culturais que surgiram tanto nos Estados Unidos quanto na Inglaterra tendo como uma base comum o rock (e suas mais diversas vertentes). O rock psicodélico da costa oeste, o rock mais introspectivo na costa leste, o Swinging London no velho continente. Fazendo com que, mesmo que você não conheça todos os personagens daquela cena, você tenha a vontade de “devorar” o livro por inteiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário