domingo, 27 de dezembro de 2015

Filme: CBGB (2013)


O filme CBGB (2013), dirigido por Randall Miller, conta não só a história de um dos bares mais famosos e icônicos do mundo underground, mas também um pouco do início da carreira de nomes que viriam a ser gritados e lembrados por muitos, como Blondie, Iggy Pop, Talking Heads e The Ramones. Só pra citar alguns.

Quando abriu aquele pequeno bar em East Village (NY), Hilly Kristal COM CERTEZA não sabia no que estava de metendo... a começar pelo nome do bar, CBGB significava Country, Bluesgrass and Blues. Tudo o que não tinha lá! Dá pra perceber pelos poucos nomes que citei que tocaram lá, somente naqueles primeiros anos.


A força e coragem de Hilly (da Lisa, do Merv e de todos os outros que mantiveram aquele bar aberto por mais de 30 anos) são importantes e merecem filmes, livros e todas as honras dos que gostam de rock por eles terem aberto as portas para bandas que provavelmente não tocariam em nenhum outro lugar. Por terem incentivado as bandas a saírem de suas tocas (sejam elas em Nova York ou em qualquer outro lugar)...

Mas voltando para o filme, além das referências às bandas que passaram por lá, um personagem merece destaque pelo seu papel no mundo da música. Legs McNeil, que em 1997 escreveu o livro “Please Kill Me” (“Mate-me, por favor” na edição brasileira) contando a história do punk desde os seus primórdios. Que por sinal é um livro que eu ainda quero muito ler.

Apesar de hoje estar fechado, o CBGB continua sendo um ponto de referência para muita gente. Tanto que existem diversos produtos (camisetas, capinhas de celulares etc) com a marca do bar a venda no site oficial.







Nenhum comentário:

Postar um comentário