O sueco Rob Lundgren vem ganhando fama na internet graças aos seus covers feitos em um único take. E cantando de Roxette e ABBA a Symphony X e Angra, Rob já acumula mais de 16 mil inscritos e quase 2 milhões de visualizações em seu canal no YouTube.
Esses dias eu tive o prazer de conversar um pouco com ele sobre isso e a entrevista completa vocês podem ler aqui embaixo. (A primeira exclusiva do blog).
-------------------
(English version)
Olá Rob! Em primeiro lugar, muito obrigada por essa entrevista.
Você ficou conhecido no Youtube fazendo diversos covers e seu canal hoje tem mais de 16 mil inscritos. Como surgiu a ideia de gravar esses vídeos?
Rob - Olá, e obrigado por me ter aqui. Meu canal nem sempre foi assim, focado. Eu meio que comecei apenas me divertindo com covers, e sempre adorei cantar as músicas das minhas bandas favoritas. Eventualmente, eu decidi fazer, semanalmente, um ano inteiro de covers em 2011. Após essas 52 semanas eu estava exausto (risos), então eu tirei uma pausa de seis meses, e recomecei a fazer mais e mais covers. Agora eu não paro mais.
Você já atendeu vários pedidos dos seus seguidores na escolha das músicas e também faz parcerias com músicos de outros países. Como é o processo de escolha e gravação das músicas? E como você faz essas parcerias?
Rob - Eu estou sempre interessado em saber o que as pessoas querem ouvir, e eu realizei muitos pedidos ao longo dos anos. Eu escolho músicas que eu gosto de cantar, com certeza, assim a performance vai soar muito melhor. Se eu não gosto tanto da original, eu tento mesclar com o meu estilo para deixar mais interessante. O mesmo vale para os covers que gravo com outras pessoas. Nós conversamos sobre quais músicas seriam legais de fazer, começamos a magia, e vamos ao trabalho. É realmente bacana conhecer tanta gente legal com quem trabalhar.
Você sempre fazia covers em inglês, mas esse mês surpreendeu cantando uma música do anime Naruto EM JAPONÊS. Os seus fãs podem esperar mais algumas surpresas em 2016?
Rob - (risos) Sim, na verdade eu mesmo me surpreendi ao cantar em japonês. Foi realmente divertido, e vou fazer mais versões de Anime, e cantar em outros idiomas também. Mais surpresas? Definitivamente... É por isso que vivemos, certo? Não podemos saber sempre o que a vida nos trará, nós só precisamos seguir e aproveitar a criação. Então, sim, mais surpresas certamente virão.
Aqui no Brasil você recebeu muito apoio e elogios, principalmente dos fãs do Angra. Inclusive, o Rafael Bittencourt (guitarrista do Angra) passou a seguir o seu canal. Toda essa repercussão foi uma surpresa pra você e o que mudou na sua carreira depois do sucesso que os seus vídeos fizeram?
Rob -Esse ano tem sido uma loucura, e grande parte disso é graças ao Brasil e meus covers do Angra. Com certeza foi surpreendente. Eu ainda me lembro que era tarde da noite, e eu estava prestes a me deitar quando comecei a receber inúmeros emails de notificações de novos inscritos no Youtube a cada minuto, e eu fiquei tipo... "ééé, o que está acontecendo?", então comecei a perguntar para os inscritos de onde eles vinham, e eles me redirecionaram para o (site) Whiplash. Eu não consegui dormir muito aquela noite... (risos) Então eu acho que o que mudou daquela noite pra cá, foi que eu não só continuei a fazer mais cover de Angra (e outras bandas brasileiras) por diversão, como também vi que estava tendo uma ótima repercussão, então eu definitivamente tenho que continuar com isso. Na verdade, eu estou nesse exato momento trabalhando em um dos meus covers favoritos do Angra. E claro, foi uma honra saber que o Rafael curtiu meus vídeos.
Uma vez eu li em uma entrevista sua que você só teve uma aula de canto e que aprendeu a cantar escutando alguns cantores. Quais foram esses cantores?
Rob - Vários, desde Bon Jovi, James Hetfield [Metallica], Phil Anselmo [Pantera/Down], Layne Staley [Alice in Chains], Russell Allen [Symphony X], Jorn Lande, Edu Falaschi [Almah/ex-Angra], Daniel Heiman (caramba) [Lost Horizon], e muitos mais. Mas recentemente, eu na verdade fui a um professor de canto local, e recebi um realmente ótimo e simples conselho. Eu posso até dividi-lo: Soltem seu maxilar! Isso faz milagre ao misturar vozes.
Apesar de ser conhecido pelos covers, você tem trabalhos autorais, como por exemplo o álbum "Flashback", que foi totalmente gravado e escrito por você. Você poderia falar um pouco mais sobre esse trabalho?
Rob - Sim, foi meu primeiro projeto musical completo que começou com velhas ideias que eu reuni, e fiz um álbum com isso. Levou cerca de 3 anos para terminar, desde as composições até as gravações e mixagens. Foi um bom processo de aprendizagem, e eu vou fazer mais álbuns solo eventualmente. A ideia é fazer uma trilogia, com passado (Flashback), futuro, e o poderoso presente como grand finale. Tenho também outros projetos em mente sendo produzidos. É sempre bom ser criativo, pois é isso que somos e é pra isso que estamos aqui. O planeta está borbulhando com tanta criação.
Muito obrigada pela entrevista e muito sucesso para você. Você gostaria de deixar algumas palavras para os seus fãs brasileiros?
Muito obrigado, Julieta, e claro, muito obrigado ao grande público do Brasil! Amo vocês todos! 2015 foi um ano realmente legal, então vamos ver se conseguimos fazer com que 2016 seja memorável. Muitas canções para poder se divertir, então... cya next taiime! PAZ!
---------------------------
Abaixo vocês podem conferir alguns covers gravados pelo Rob Lundgren.
Don't Stop Believin' - Journey (com David Olivares)
Nova Era - Angra (com Marco Antonio Marquez)
Always - Bon Jovi (com David Olivares)


Nenhum comentário:
Postar um comentário